segunda-feira, 15 de outubro de 2007

folhadinho de mãças e nozes

As 2ª feiras são sempre um pouco complicadas não é?! Ainda por cima esta manha estava tão fresquinha brrrrr Um espesso manto de nevoeiro cobria tudo parecendo querer retardar o inicio da semana... persistente continua com a sua teimosia contra uns raios de sol impertinentes que parecem querer vencer esta luta desigual :) Sim a semana começou mesmo!!! E com ela muitas tarefas para cumprir, mil projectos a realizar, com muitas receitinhas novas para experimentar e postar ;) Portanto querida segunda feira de manha não penses que venceste nop! Com este solinho, este cantinho fica ainda mais quentinho e aconchegante e tão mas tão que por pouco até pensei que já era 6ª feira á tarde hihihihihihihi Portanto esta semana promete. O que me dizem se começassemos com uns folhadinhos deliciosamente estaladiços de maçã e nozes? Junta-se o útil ao agradável continua-se com a saga das "maçãs não se estragam" e faz-se um miminho bom para levar a casa duns amigos fantásticos para tomar um cházinho ;) Cá estão os nossos heróis:

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Para este folhadinhos vamos precisar de:

- 1 massa folhada de compra

- doce de maça (do meu) mas como nem toda a gente tem pode ser compota de maça

- 1 ou duas maçãs (consoante o tamanho) partidas aos gomos fininhos

- nozes partidas grosseiramente q.b.

- gema de ovo batida com uma pinguinha de água ou leite

- açúcar q.b.


Cortar a massa folhada aos círculos grandinhos. Eu usei uma chávena almoçadeira. Depois (muito complicado) barrar com o doce ou com a compota (cozer 1 ou 2 maças com um pouquinho de açúcar e canela. Ralar com a varinha mágica quando estiver macia). Colocar umas fatias de maça e polvilhar com as nozes. Fechar fazendo um tipo de rissol grande. Colocar no tabuleiro no forno que posteriormente foi forrado com papel vegetal. Barrar com a gema de ovo e polvilhar com açúcar. Levar ao forno forte até ficarem bem lourinhos e fofos.Vão ficar com uma crosta croquante muito saborosa. Depois... bem depois colocar na travessa de servir. Cobrir e ir a correr ter com os amigos.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sentar confortavelmente ir trincando os docinhos e bebericando o cházinho bem aromático e ... depois esquecer das horas hiihihihi quando chegamos a casa passava da meia noite! Que vergonha, desculpem amigos!!!!!!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Apreciação: São uns bolinhos muito agradáveis. São muito pouco doces pois levam pouquissimo açúcar. São estaladiços tanto pela crosta da massa folhada como pelos pedacinhos de nozes pousados sobre a cama macia das maças. Hummmm tão bom! Por favor não deixem de experimentar ;)

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Fonte: Lembro-me de ter visto esta ideia na net. Não me lembro se foi em blog ou num fórum... Desculpem mas realmente não me lembro. O resto foi inventado.


5 comentários:

Flor de Sal disse...

Ficaram muito bonitos! Até dá vontade de pegar um!!!!
Bjnhos!

winnie disse...

Meu Deua o que eu gosto disso!

canelle1 disse...

confirmo,é mesmo bommmm,ne nao me engano foi na quarta feira passada que fui la jantar é tinha esses deliciosos folhadinhos ...
hummmmm,mesmo deliçios
bjs nanda

Anónimo disse...

Mau, mau...é que eu também tive direito aos folhadinhos...
Mas foi na sexta feira..Mas como estavam tão estaladiços, não podiam ser de 4ª feira...
Fora de brincadeira, são muito bons mesmo, como não podia deixar de ser..Vindo de de ti!!
Bjos

Nanda disse...

Querida Flor de Sal,
vá não te faças de rogada, podes servir-te :)

Querida Winnie,
Tira um tu também vá! :)

Querida Canelle,
Pois tu sabes do que falo quando digo que é muito bom! ;)

Querida Fátima,
Pois mas eu fiz duas vezes! Ambas em homenagem a pessoas muito especiais :) Mas bom mesmo são esses elogios tão simpáticos :)

Beijinhos para todas smackkkkkk