quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Massapães

S. Pedro deve estar a querer compensar-nos do verão tão tristonho deste ano... Este outono está a ser mágico! O sol e o bom tempo continuam. A cor avermelhada da natureza acariciada pelos raios de sol ainda se torna mais bela. Com estes tons tão magnificos, a sensação de calor parece ainda maior! No entanto sabemos que o Outono chegou, os dias estão mais curtos, as manhas e as noites mais fresquinhas. De manhãzinha o orvalho cobre as folhas das árvores e a relva do quintal. Sim o Outono chegou não há duvidas! Mas tão belo e poético. Em sua homenagem resolvi fazer uns bolinhos castanhos dourados, macios, delicados e muito saborosos - massapães. Faço esta homenagem ao Outono e a um grande homem para mim o maior - o meu maridão que tal como este bolinhos (os seus preferidos) tem um coração de ouro :) Deixemo-nos de lamechices e vamos trabalhar!

Ora cá temos as vedetas de hoje:

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket´

Para estas delicias vamos precisar:
- 4 claras
- 250 gr. de amêndoa moídas
- 200 gr. de açúcar amarelo
- 2 colheres de farinha
- miolo de amêndoa sem pele q.b.
- folhas de obreia

Comece por bater as claras em castelo bem firme. Incorporar aos poucos e sem parar de bater o açúcar, o miolo de amêndoa moído e a farinha até obter um preparo homogéneo. Ligar o forno e forrar um tabuleiro com a folha de obreia . Disponha com a ajuda do saco pasteleiro ou com colherzinhas sobre a folha bolinhas de massa deixando espaço entre elas. Colocar sobre cada bolinha uma amêndoa. Levar ao forno cerca de 20 minutos até ficarem lourinhos mas não secos. Deixar arrefecer e recortar com a mão ou com uma tesourinha para ficar mais perfeito a folha de obreia. Depois o mais complicado. Sentar em frente a um bom cházinho, leitinho ou cafézinho e deliciar-se com estas pequenas maravilhas.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Apreciação:
Estes bolinhos ficam estaladiços por fora e macios por dentro. A folha de obreia derrete na boca. É digno dos deuses. Experimentem. Já sei, já sei que estão todas a perguntar : Mas onde podemos encontrar folhas de obreia? Eu tenho o privilegio de ter uma cunhadinha muito simpática que trabalha duma padaria/pastelaria que me consegue arranjar estas folhinhas. Portanto há certas pastelarias que dispensam este artigo mas cá em Viana por exemplo também há uma mercearia muito antiga onde comercializam ou então em loja especializadas em pastelaria. Vá com um pouco de coragem e perseverança vão encontrar :)

Fonte: Postei esta receita há algum tempo nos petiscos mas não me lembro de onde a retirei.

4 comentários:

DocesCozinhados disse...

Que delícia que são este docinhos!!!
Testados e mais que aprovados!

Quanto à folha de obreia, eu comprei numa casa de artigos religiosos.

Nandinha, adoro o teu blog!
Além das receitinhas maravilhosas e respectivas fotos, adoro ler as tuas belas introduções! Deixas-me sempre com um sorriso nos lábios!
Beijinhos para ti e restante família.

zana disse...

olá nanda quando li o teu comentário já tinha posto esta receita nos favoritos,pois tenho algumas folhas de obreira que o meu filho mais novo teima em esfarelar,por isso tenho de usá-las o mais rápido .gostei muito dos doces mas agora tenho de me manter afastada.beijinhos e quem sabe não nos encontramos em viana pois agora vou mais por causa da gravidez.

Anónimo disse...

Que maravilha de bolinhos

Nanda disse...

Querida Ddar,
Obrigada amiga pelas palavras tão carinhosas. És uma querida!

Querida Zana,
é um orgulho q comentes o meu blog. Espero poder encontrar-te um deste dias ;)

Querida Flosinha,
experimenta vais ver como são deliciosos;)

Beijinhos para as 3 meninas smackkkkkkk