quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Panquecas tipo mais fácil não há :)

Sou apologista que o dia deve começar cedo e sempre com um bom pequeno almoço. Os dias tornam-se maiores e mais alegres. Então se houver uns raiozinhos de sol á mistura é ouro sobre azul! :) Em casa, o pequeno almoço é uma refeição obrigatória. Ninguém sai de casa sem o tomar. É feito em família, isto é sentamos-nos todos á mesa como se fosse o almoço ou o jantar conversando e comendo, depois cada um segue com os seus afazeres. É uma das 2 refeições que partilhamos durante a semana, sendo a outra o jantar. Ao fim de semana não sou tão rígida quanto ao pequeno almoço uma vez que almoçamos juntos. Mas durante a semana é regra obrigatória. Se um de nós está de férias ou sai mais tarde, por solidariedade levanta-se e senta-se com os restantes :) Bem sei que isso implica que me levante bastante mais cedo mas só o facto de ter a consciência tranquila por saber que a família vai começar o dia com o pé direito recompensa em muito este meu pequeno esforço. O nosso pequeno almoço compõem-se basicamente de leite ou chá, torradas com manteiga ou doce ou tostas mistas e dois tipos de fruta laminada; É sempre laminada para não haver aquela tentação de não se comer por dar muito trabalho a descascar. As vezes faço sumo de laranja fresco, panquecas e muito raramente ovos mexidos os filhotes adoram estes mimos. As panquecas faço-as com uma receita simples tipo a de crepes que postarei mais tarde. São sempre bem regadas de Sirop que me traz (sim já sabem) A Ilda do Canada. Não sei como se chama cá em Portugal. Infelizmente nunca o vi cá a venda. É um molho que se parece com mel mas que tem um sabor delicioso. Mas voltando ás nossas panquecas. Há dias vi isto numa das prateleiras do supermercado:
Photobucket
Fiquei curiosa, como o preço não era assustador e a marca era conhecida, comprei uma embalagem para experimentar. É muito prático e fácil de fazer basta encher de leite frio a embalagem até uma marca especifica. Agitar bem e deixar descansar 5 minutos. Depois é só fazer as panquecas. Reconheço que as que faço são mais fofas e crescem mais mas dão muito mais trabalho a fazer. As minhas por outro lado devem ser bem mais saudáveis.. Mas estas não dão quase trabalho nenhum e de vez em quando porque não! Em alguns minutos obtém-se um pouquinho mais que uma dúzia de panquecas vejam:
Faz buraquinhos como as minhas - sinal que é altura de se virarem:
Photobucket
Ficam lourinhas e muito apetitosas
Photobucket
Aqui no prato do Daniel prontas a serem devoradas
Photobucket
Aqui no meu
Photobucket
Photobucket
Apreciação: A consistência é boa - macia. O sabor é muito agradavel. Aconselho para quem como eu adora fazer estas pequenas surpresas á familia :) Havia tambem este tipo de preparo para crépes. Fica para uma próxima vez ;)
Fonte: um qualquer supermercado

6 comentários:

Mucha disse...

Eu já experimentei os crepes e, quanto a mim, estão aprovados!! Agora, toca a experimentar as panquecas....

Misshiva disse...

Olaa
O syrup que usas é este? http://www.americansweets.co.uk/ekmps/shops/statesidecandy/images/aunt_jemima_pancake_combo%5Bekm%5D400x300%5Bekm%5D.jpg
Se sim eu costumo comprar lá na ilha, desse e as panquecas que tem por trás, é óptimo :D

Martuxa disse...

Olá,

Antes de mais os parabéns pelo blog, que pelo menos já me abriu o apetite :)
Também eu adoro panquecas e costumo fazer algumas vezes ao pequeno almoço, ou lanches de fim de semana.
Não sei se vive perto de algum El Corte Inglês, mas nos espaços gourmet destas superfícies comerciais encontra pelo menos 3 marcas diferentes de Maple Syrup americano, qualquer uma delas uma delícia (na minha opinião).

:)

Isabel Salvador disse...

qualquer dia tb experimento convenceste-me.ficaram um espento........bjokas

risonha disse...

não vais acreditar!!! ainda hoje na hora de almoço, quando fui ao supermercado comprar o pão, estive a olhar para estas embalagens: as de panquecas e as de crepes... e eu a pensar "será que vale a pena? ás tantas é uma porcaria!"
agora já sei que posso comprar á confiança... se bem que por aqui não são muito baratas, mas quando for ao hipermercado podes ter a certeza que as vou trazer.. quando surgirem visitas surpresa na hora do lanche é uma óptima opção para desenrascar.

Anónimo disse...

Bem, em primeiro lugar, nunca comi panquecas..é uma vergonha mas é verdade!
Por isso, queria 1º experimentar umas caseirinhas e depois esta versão mais rápida.. :))
Mas têm cá um aspecto!
E só tu..para fazeres essas coisas logo pela manhã!!
Bjinhos