terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Batatas gratinadas deliciosas

Como estive muito ocupada no Sábado não consegui (como é habitual) passar a roupa da semana a ferro grrrrr. Por isso, ontem, depois do jantar tinha uma pilha enorme de roupa pacientemente á minha espera :( . Não me fiz de rogada, arregacei as mangas e lá me lancei sobre ela qual leoa enfurecida com o ferro em punho. Como é uma das tarefas domésticas que mais detesto, para a tornar menos custosa, solto o espírito e deixo-o vaguear ao seu belo prazer. Relembrei a conversa que tínhamos tido minutos antes ao jantar com os filhotes. Falamos de inúmeras coisas até que o Daniel falou-nos sobre a sua aula de educação física … Tinham tido uma aula de valsa!!! Fiquei surpreendida. Sabia que um dos temas do programa era dança mas nunca pensei que era tão específico. Então o Daniel de braços abertos fazia os passos de dança, 1 passo para trás e 123, 123... Então levantei-me e fiz de par do Daniel. Fartamo-nos de rir. E não é que o rapaz tem mesmo jeito para a coisa!!!! Disse-nos que tinha sido o par de mauitas das suas colegas de turma pois são apenas 3 rapazes, todo vaidoso acrescentou que até com a professora dançou. Depois pensei o quanto os meus filhos gostavam de música e de dança. Quando era pequenina o meu sonho era ser bailarina – prima bailarina! Ainda fiz uns anos de dança na escola. A professora dizia que tinha muito jeito. Sonhava com a minha futura vida como bailarina famosa… Até que a minha professora foi a casa falar com os pais para dizer-lhe isso mesmo e que o melhor era continuar numa escola da especialidade mas que era necessário pagar. Deixei de ir. O meu sonho esvoaçou como fumo. Estávamos em França, os meus pais eram emigrantes e tinham outras prioridades… Enfim era a mentalidade da época. Mas fico orgulhosa que os filhotes tenham puxado a mim nesse aspecto :) De repente reparei não é que que o monte de roupa tinha diminuído consideravelmente!!!! O meu espírito continuou a divagar… Será que amanha o sol continua… Era tão bom! Ups, esqueci de ligar á máquina da louça! Que vou fazer amanha para o jantar? Gritei: «Meninos são horas de ir para cama! Não se esqueçam de deixar tudo em ordem!» Que receita irei postar amanha no blog? O bolo de…, alvez aquelas.... Xiiiiii a roupa já acabou?! Yuppyyyyy!!!!!
Hihihihi que seria de mim sem está cabecinha sonhadora?!
A receita que vou postar hoje é um acompanhamento deliciososamente diferente vejam:

Photobucket
Precisamos de:
- 8 batatas
- 1 pacotinho de natas (usei de soja)
- 70 gr. de queijo ralado a gosto (usei gruyére)
- 1 embalagem de bacon aos cubos
- Manteiga
- Tomilho, sal, pimenta

Descascar as batatas e cortar ás rodelas. Levar a cozer em agua com sal. Coar a agua. Reservar. Barrar uma assadeira com manteiga. Colocar metade das batatas distribuir metade do bacon e do queijo ralado. Juntar o resto das batatas. Temperar as natas com pimenta, um pouquinho de sal (pouco pois as batatas já tem sal) e regar as batatas. Acrescentar o resto bacon e do queijo ralado. Polvilhar com o tomilho. Levar ao forno cerca de meia hora ou até estar lourinho. O meu precisava de mais uns segundinhos no forno mas como a fome era mais que muita foi assim mesmo.
Photobucket


Servi com bifinhos de lombo de porco.
Photobucket


São servidos?! :)
Photobucket


Apreciação: É um acompanhamento fácil de ser feito, que sai um pouco dos acompanhamentos habituais e é delicioso. O sabor do bacon aliado ao queijo derretido com a suavidade das natas dão as batatas um sabor irresistível. Experimentem


Fonte: Tirei esta sugestão duma revista francesa. Mas não me lembro do titulo :(. Desculpem.

9 comentários:

: vanocas disse...

Olá sou a Vãnia, descubri o teu site a achei fantastico.
De gosto não sei, mas de aspecto, Hummmmmmm, até me esta a dar fome.
Tenho a certeza que vou experimentar!
Continua, tens sempre ideias fantasticas.
Beijos
Vanocas

guidinha disse...

oi miga nanda!


nham nham é difrente para apresentar aos amigos, para variar do arroz e da batata frita . deve ser muito gostoso .
Beijinhos

Isabel de Miranda disse...

Primeiro mãe babada adorei como passas-te a roupa,com os filhos, tudo parece mais facil.Adorei as tuas batatinhas...beijinhos doces

kini disse...

Que delicia de batata!!!!
Tambem detesto passar a ferro...rrrr!!!!!
Bjs

DocesCozinhados disse...

Que belas batatinhas!! A ulgar pelo pelo aspecto devem ser um espanto! Mais uma receitinha para guardar!!! (Tenho tantas receitas tuas pra fazer!!!) Bjs

Ti Caty disse...

O teu blog é mesmo espectacular, as receitas então nem se fala. Parabéns pela tua força. BJS

risonha disse...

como sempre as tuas receitas são fantásticas... mas as histórias que as antecedem são melhores ainda
sou super fã das tuas aventuras.
beijos

edinha disse...

Que belas batatinhas :)
Beijinhos

Anónimo disse...

Coucou
ce gratin a vraiment l air d'être délicieux et en plus avec du porc.Il a tout pour plaire !biz