sexta-feira, 25 de julho de 2008

Galette des Rois - não ainda não é natal mas apeteceu hihihihihi

Hoje é 25 de Julho e não 25 de Dezembro, eu sei... Ainda estamos longe do natal, faltam 5 meses! É verão, é tempo de pensar em férias! Eu sei, mas apeteceu!!!! E natal é sempre que um homem, neste caso uma mulher quiser é ou não é?! Portanto um dia destes lá estava eu e a minha parceira cozinha a fazer esta pequena maravilha. Sei que já postei esta receita mas quem me conhece sabe que sou uma exagerada por isso olhem cá vai mais uma vez a receita da Galette des Rois - Bolo rei francês e é tãooooo mas tãooooo bom que vale a pena fazer muitas e muitas vezes ao ano. Digam lá se não tenho razão:








vamos precisar de:

-2 massas folhadas

-125 gr. de açúcar

-125 gr. de amêndoa ralada

-125 gr. de manteiga

-2 ovos

-1 gema

Trabalhar a manteiga amolecida com o açúcar. Juntar a amêndoa ralada e os ovos e mexer muito bem até obter uma massa homogénea. Colocar uma massa folhada no tabuleiro do forno sobre a folha de papel vegetal que vem com a massa. Furar com a ajuda dum garfo. Despejar a mistura de amêndoa sobre a massa folhada. Colocara a segunda massa folhada por cima da primeira a qual se pincela as beiras com agua para que solde a 1ª. Eu dobro ligeiramente as extremidades para baixo da tarte para que fique com um acabamento mais bonito mas também se podem soldar as beiras com a ajuda dum garfo. Pincelar com a gema o topo da tarte. Com uma faca bem afiada fazer uns riscos em forma de um gradeamento ou outro. Vai ao forno até a massa ficar bem lourinha. Depois é sentar confortavelmente e deliciar-se com uma, duas ou mais fatias desta maravilha.





Uma foto de corpo inteiro por favor!





Vai uma fatiazinha, vai?






Apreciação: O sabor da amêndoa aliado a maciez do recheio e o estaladiço e salgadinho da massa folhada fazem um conjunto muito harmonioso mas sobretudo muito saboroso. Vá toca a correr para a cozinha para experimentar. Fico a espera das vossas apreciações.

Fonte: Receita dada pela minha maninha.

Beijinhos e um bom fim de semana para todos! Aproveitem bem estamos no verão cheira a ferias!!!!!


11 comentários:

as artes da xana disse...

Olá Nanda, tenho seguido atentamente o teu blog, pois está recheda de coisas apetitosas a avaliar pelo aspecto claro, só agora resolvi comentar mas já moras no meu cantinho á algum tempo, se quizeres visitar o meu cantinho é com muito gosto que te irei receber, quanto as receitas continua que é para eu ter umas ideia pro jantar
jinhos
xana

Http://asartesdaxana.blogspot.com

risonha disse...

a tua galette des rois deixou-me cheia de desejos...
apetecia-me chegar a casa e fazer uma.
beijocas e bom fim de semana

Anónimo disse...

Adoro, adoroooooooo galete, é dos meus bolos preferidos de Natal, mas que bem que sabia agora uma fatia em 25 de Julho.

Bjos.
São

♥ mesa para 4 disse...

assim não vale nada ...isto agora é todos os dias...que lindo que ficou...já comi mas nunca fiz, tenho que experimentar esta tb ...bom fim-de-semana

Carla disse...

O Natal é quando o Homem quiser =P

É como as fatias douradas, prefiro fora de época, é quando me sabem melhor pois como menos fritos! Gosto muito da galette des rois, e a sua tem um aspecto... nham nham...

Bjs, bom fim-de-semana

coisascomgosto disse...

Huummmmm!!!!
Fiquei com água na boca. Acho que este fim de semana vou experimentar.
Depois digo como correu.
Bjs
Sandra

ameixa seca disse...

Uma delícia. Adoro estes doces tipicos do Natal... mas só me sabe bem apreciá-los nas épocas específicas :)
Bom fim de semana

Anónimo disse...

Não conhecia esse bolo Nanda, que delicia deve ser delicioso sou servida!!!

Bjs
Carla

coisascomgosto disse...

Olá Nanda

Já experimentei a tarte de requeijão, é realmente uma delicia!!!
A seguir vai ser a Galette...
Dps digo como saiu...
Obrigada pelas receitas
Bjs
Sandra

Carla disse...

Olá Nanda, deixei-lhe um desafio http://carlapinheiro.blogspot.com/2008/07/top-10-desafio.html

bjs, boa semana!

Maria Vitamina disse...

Este blog é só coisas boas! ... adorei esta receita, ainda não conhecia e é tão simples de fazer. Bjs